Como deixar de ressonar?

Ressonar é um ato que, com o tempo, foi sendo banalizado e até considerado engraçado. No entanto, ressonar não é normal e o seu não tratamento pode originar problemas sérios na saúde e bem-estar físico e psicológico das pessoas.


O que é o ressonar?
O ronco ocorre quando um grande volume de ar passa por um espaço pequeno apertado, causando turbulência no nariz, boca e parte de trás da garganta. Isto pode acontecer porque a pessoa está a respirar com muita intensidade enquanto dorme ou porque a passagem de ar está comprimida ou obstruída.


Quem está mais suscetível a ressonar?
- Pessoas que sofrem de problemas respiratórios como asma, bronquite, sinusite, rinite e alergias.
- Quem respira de forma rápida, curta e/ou intensa durante o dia, respira de igual forma durante a noite e isto gera turbulência nas vias aéreas.
- Aqueles com tendência para respirar pela boca durante o dia.
- Pessoas com excesso de peso, seja por acumulação de gordura ou massa muscular.


Quais são os perigos de ressonar com frequência?
Ressonar compromete seriamente a qualidade do descanso e pode levar a apneia do sono, um sintoma mais grave de disfunção respiratória no sono, em que a pessoa, involuntariamente e de forma repetida, para de respirar durante algum tempo, muitas vezes sem se aperceber disso.


Os efeitos mais imediatos provocados pelo ronco frequente são:
- Cansaço durante o dia;
- Dificuldade em concentrar-se;
- Alterações comportamentais e no humor;
- Dificuldades académicas e cognitivas;
- Níveis mais elevados de stress e ansiedade;
- Aumento da pressão arterial;
- Suores noturnos e idas frequentes à casa de banho durante a noite;
- Sonhos mais intensos;
- Acordar com dores de cabeça.


A longo prazo, estas repetidas noites mal dormidas podem levar a condições de saúdemuito graves, como:
- Diabetes;
- Hiperatividade;
- Problemas cardiacos;
- Problemas cognitivos;
- Impotência e disfunção erétil, no caso dos homens;
- Aumento da probabilidade de morte súbita.


Como deixar de ressonar?
Reeducar-se a respirar de forma quase exclusiva pelo nariz ajuda a fortalecer os músculos moles das vias aéreas e, assim, diminuir a probabilidade de colapso destas durante o sono e também diminui a probabilidade de respirar pela boca durante o sono.

Realizar treino respiratório de modo a diminuir a sensibilidade ao dióxido de carbono ajuda a reduzir a intensidade da respiração durante o sono.

✓ O uso de Myotape (fita elástica que se coloca nos contornos da boca) é também um excelente complemento ao treino respiratório, pois ajuda a manter a boca fechada durante o sono e, assim, a respirar pelo nariz.

Evitar dormir de barriga para cima.

Evitar beber alcool à noite.

 

O método Buteyko de normalização da respiração, quando usado em complemento com um estilo de vida mais saudável, tem-se mostrado como o método mais eficaz no tratamento e prevenção do ronco e apneia do sono.

 

Dica: Antes de dormir, sentado/a na cama, tenta respirar apenas pelo nariz e fazer com que a tua inspiração dure 4 segundos e que a tua expiração dure 6 ou 8 segundos. Vai praticando este exercício todas as noite, até notares que a tua respiração se torna cada vez mais suave, controlada e que tens mais facilidade em respirar devagar.

Se procuras ajuda para deixar de ressonar, entra em contacto connosco.