Yoga - 8 benefícios comprovados pela ciência

O Yoga, enquanto prática milenar que é, tem demonstrado, com os diferentes praticantes, como tem a capacidade de desencadear melhorias ao nível físico e mental. Mas fica sempre a questão: existem estudos científicos que comprovam esses benefícios?

A verdade é que sim, existem! Cada vez mais são feitos estudos que provam diferentes benefícios da prática regular de yoga e neste artigo vou apresentar alguns desses benefícios:

 

  • Diminuição da ansiedade:

Num estudo realizado a mulheres com sintomas de ansiedade, demonstrou-se que a prática regular de yoga (2 vezes por semana, 90 minutos de aula), durante 2 meses, foi o suficiente para se verificarem melhorias nos quadros de ansiedade das participantes das aulas.

Fonte: Pubmed

 

  • Redução do Stress:

A prática regular de Yoga desencadeia a diminuição dos níveis de cortisol no organismo. O cortisol é conhecido como a “hormona do stress”. A regulação dos níveis de cortisol dissipa o stress e aumenta a sensação de bem-estar.

Fonte: Pubmed (1), (2), (3)

 

  • Melhorias no Sistema Cardiovascular:

As doenças cardiovasculares continuam a ser das principais causas de morte em Portugal. Apesar de haverem várias causas por detrás das doenças cardiovasculares (como por exemplo, alimentação), estudos demonstram que a prática de yoga pode beneficiar no Sistema Cardiovascular. Provou-se que a prática regular de yoga diminui a deterioração das funções cardiovasculares, relativa ao avanço da idade.

A prática de yoga não é só física e pode considerar-se um “estilo de vida”. Existe uma correlação entre a melhoria da alimentação aquando o início da prática de Yoga. As diversas alterações de hábitos juntamente com a prática física de yoga provocam melhorias em praticantes com doenças cardiovasculares já instaladas.

Fonte: Pubmed (1), (2)

 

  • Diminuição da inflamação:

A inflamação, mecanismo natural do sistema de defesa, quando crónica, pode desencadear inúmeros sintomas e doenças. Estudos comprovaram, que a prática de yoga reduz a inflamação do organismo, sendo assim, capaz de proteger os praticantes contras doenças inflamatórias.

Fonte: Pubmed (1), (2)

              

  • Melhoria na qualidade de vida:

Os estudos demostram uma melhoria na qualidade de vida em pacientes com cancro na mama (diminuição dos efeitos adversos da quimioterapia, aumento do relaxamento, aceitação, etc.).

Também com idosos e outros grupos, foram realizados estudos que indicaram uma melhoria na qualidade de vida, pelos resultados positivos a níveis físicos e mentais.

Fonte: Pubmed (1), (2), (3)

 

  • Melhoria na qualidade do sono:

A prática Yoga estimula a produção de melatonina (hormona que induz o sono), para além de diminuir o tempo que os praticantes demoram a adormecer, proporcionar um sono mais reparador e induzir ao aumento do número de hora de sono.

Fonte: Pubmed (1), (2)

 

  • Aumento da flexibilidade e equilíbrio:

Como prática holística, o Yoga atua e beneficia em diferentes níveis. Fisicamente, está comprovada um aumento na flexibilidade dos praticantes assim como do equilíbrio.

Fonte: Pubmed (1), (2), (3)

 

  • Melhorias na respiração:

A melhoria na capacidade pulmonar e respiratória verificou-se em praticantes de yoga (onde se incluíram práticas de Pranayamas – exercícios respiratórios). Os estudos foram realizados em pessoas sem problemas pulmonares, em asmáticos, em fumadores e verificou-se os benefícios da prática nos diferentes grupos.

Fonte: Pubmed (1), (2), (3)

 

Nesta pequena lista de benefícios (por entre os inúmeros outros existentes) já é possível percecionar a vasta atuação desta prática tão antiga e tão rica! Não se trata meramente de uma prática física ou desportiva. Yoga não é desporto. Yoga usa o corpo e melhora as suas condições e mobilidade sim, mas visa e reconhece esta união inseparavel entre corpo-mente-espírito. A ciência já demonstra o quão podes beneficiar praticando esta modalidade, mas só o teu corpo pode testemunhar e confirmar.

Connosco podes reconhecer os benefícios da prática de Kundalini Yoga com o professor João Carqueijó. Para isso, basta ingressares nas aulas regulares, presencais em Esposende, ou on-line, para qualquer parte do mundo. Se necessitares de informação, se tiveres dúvidas ou alguma questão, contacta-nos.