Existem mais influências na tua saúde do que aquelas que podes estar a ver…

A saúde é um tema mais amplo do que, à partida, muitas vezes vemos.

Por mais que te falem de diferentes hábitos que deves incutir, como por exemplo uma alimentação mais saudável, o exercício físico ou as 8h de sono reparadores (os quais também eu te aconselho a cuidares numa base diária), poucos falam de outros aspetos que poderão interferir, significativamente, na tua saúde.

E por isso venho falar-te de alguns deles:

 

 

1) Produtos de limpeza químicos:

A percentagem de pessoas afetadas por alergias tem aumentado significativamente ao longo das décadas. Existem vários fatores que estão a ser estudados como possíveis causadores - já que se trata de um quadro complexo - e, um deles, em estudo, foi a associação entre o aumento do uso de detergentes químicos (e nocivos) com as alergias.

Foi realizada uma análise específica com as cápsulas(1) e abrilhantador de limpeza(2) para as máquinas de lavar loiça e os seus resíduos que permanecem em talheres, pratos, copos, etc após lavagem. Perceberam que a água que enxagua, não remove os resíduos das cápsulas na totalidade, pelo que acabamos por entrar em contacto com elas quando as utilizamos, após lavagem na máquina.

Depois foi analisado como as células corporais reagiam em contacto com essas substâncias e percebeu-se que as estruturas limitadoras das células ficavam danificadas e com “lacunas”, fazendo que a barreira de proteção criada pelas células ficasse debilitada e permitisse a entrada de substâncias indevidas no corpo: toxinas, bactérias, etc. , criando uma sobrecarga no nosso sistema imunitário, tornando as reações alérgicas também mais frequentes.

 

Isto foi uma análise com apenas as cápsulas da máquina de lavar loiça… agora imagina acrescentando o produto que usas para limpar o fogão, mais aquele com que limpas o chão, mais a lixívia, o limpa vidros, o amaciador que usas na roupa e tudo mais que é usado que contém uma lista infindável de ingredientes nocivos.

 

 

2) Gás radão

O gás radão é um gás cancerígeno(3) que provem do solo, materiais de construção ou água. Provem de rochas específicas (ricas em urânio), nomeadamente o granito e, por isso, é bastante predominante em algumas zonas do território português.

 

De que forma é que se liga à tua saúde?

O radão e os seus produtos de decomposição entram no corpo humano principalmente através da inalação e podem chegar a diferentes órgãos, incluindo o cérebro, por meio da circulação sistémica.

Para além de poderes ter esta rocha no interior da tua casa - que poderá levar à libertação do gás radão - ele também pode entrar em tua casa por fendas e fissuras na estrutura do edifício, e a sua inalação frequente, em espaço fechados como a tua casa ou local de trabalho, pode ser prejudicial para a tua saúde.

O radão é a considerado a segunda causa de cancro do Pulmão, que surge depois do tabaco. Para não fumadores, é considerado a causa principal de cancro no Pulmão e, com estes dados, conseguimos imaginar a sua influência na nossa saúde.

É importante, o arejamento diário dos diferentes compartimentos em casa, para circulação e renovação do ar no interior e até, caso vivas numa zona maioritariamente granítica, podes alugar aparelhos medidores de radão para avaliar a qualidade do ar no interior de tua casa e perceberes se existe um risco acrescido ou não.

 

 

3) Produtos de cosmética

Entre muitos dos ingredientes constituintes de diferentes produtos cosméticos disponíveis no mercado, estão os metais pesados tóxicos. Os metais pesados têm a capacidade de penetram os tecidos e ficarem armazenados em diferentes partes do corpo, inclusive órgãos, debilitando-os. (4

Uma características destes metais são o seu efeito cumulativo (quanto mais exposição maior o dano) pela dificuldade do corpo em eliminá-los. Isto faz com que seja importante que evitemos o contacto, o máximo possível, para que não se acumulem em quantidades prejudiciais para a saúde. A verdade é que as fontes são inúmeras, mas quero ressaltar aqui, os produtos de cosmética, que são produtos que usamos em base diária.

Expomo-nos ao Alumínio pelos anti-transpirantes que encontramos no mercado, associados a um aumento no risco de cancro na mama e quistos mamários (5), expomo-nos aos químicos usados em produtos capilares, inclusive tintas para o cabelo que indicam aumentar o risco de cancro na mama (6) e expomo-nos ao Chumbo pelos batons que usamos nos lábios (7), metal associado ao aumento de risco de cancro cerebral (8).

 

Mais uma vez, a quantidade de tóxicos em cada item específico pode não ser significativa, mas teremos consciência da quantidade de tóxicos aos quais estamos expostos diariamente pelo acúmulo de diferentes tipos de toxinas com diferentes origens?

 

Mais do que com o objetivo de te aterroizar, o propósito deste artigo é olhares profundamente para a tua rotina e escolhas, para aquilo que já é mecânico e considerado "normal" e avaliares se será tão díficil assim caminhares num sentido mais saudável.

O arejamento da casa, a escolha de produtos de limpeza ou de cosmética menos prejudiciais ou até a elaboração destes produtos são caminhos cada vez mais acessíveis e fáceis. 

Temos que quebrar a crença de que fazer estes movimentos de maior cuidado são movimentos extremos, porque na verdade, se refletirmos, percebemos que extremas são as condições que sujeitamos diariamente o nosso corpo a ter que lidar e muito dos produtos aqui referidos são, na verdade, de uso muito recentes comparativamente a toda a trajetória da Vida Humana no planeta.

 

Estes aspetos referidos são importantes de se terem em conta e não são, de todo, "um bicho de 7 cabeças" díficil de lidar. Pequenas mudanças diárias, podem fazer com que, de forma simples, estes aspetos deixem de ser relevantes no teu estilo de vida - porque já tomas medidas no sentido de isto não ser fonte de perigo para a tua saúde.