A minha respiração é saudável?

A forma como respiramos pode afetar de forma positiva ou negativa o funcionamento do nosso corpo e, por sua vez, da nossa mente.

Mas, a maioria das pessoas, não sabe como avaliar a sua respiração para saber se o está a fazer nas melhores condições. Para a maior parte, o facto de não sentir falta de ar já é um pressuposto de que respiram bem, mas pode não ser exatamente assim.

Então, será que a tua respiração é saudável?

Para avaliar a respiração, dividimos as características da respiração em duas categorias: respiração funcional respiração disfuncional.

 

Um tipo de respiração funcional promove maior bem-estar físico e mental, a vários níveis, pois permite:

- bom funcionamento metabólico, regulação do sistema nervoso, variabilidade do ritmo cardíaco, melhor oxigenação do organismo, funcionamento adequado do diafragma, melhor circulação sanguínea, boa saúde pulmonar, sono mais profundo e reparador, melhor capacidade de gestão psicologia e emocional.

 

Enquanto que os sintomas mais conhecidos que podem ser gerados ou intensificados por uma respiração disfuncional são:

✔ stress, ansiedade, ataques de pânico, depressão, insónia;

✔ asma, bronquite, rinite, sinusite, roncopatia, apneia do sono;

✔ fadiga, problemas digestivos, enxaquecas, tensão alta, problemas de circulação, baixa performance atlética, tensão abdominal e peitoral, dores nos ombros, pescoço e costas;

✔ mau hálito, dentes tortos, cáries, malformações mandibulares;

✔ déficit de atenção e hiperatividade, problemas de memória, baixa performance académica.

 

Quais são as características que distiguem o que é respiração funcional do que é respiração disfuncional? 

 

Respiração Funcional:

✔ Respiração exclusivamente pelo nariz;

✔ Respiração diafragmática (quando em repouso ou sem grande esforço físico, a respiração acontece sem movimento notório do peito e/ou ombros. Ao inspirar, ocorre uma ligeira expansão do abdomen e das costelas, no fundo da caixa torácica, ao expirar ocorre uma ligeira contração nas mesmas áreas.)

✔ Respiração lenta;

✔ Respiração silenciosa;

✔ Cerca de 6-8 respirações por minuto.

 

Respiração disfuncional:

x Bocejos e suspiros frequentes;

x Rapidamente necessita de respirar pela boca quando em atividade física leve ou moderada;

x Respirar pela boca em repouso;

x Respiração rápida;

x Respiração ruidosa;

x Respirar com movimento exagerado do peito;

x Contrair a barriga ao inspirar;

x Ronco durante o sono;

x 18 ou mais respirações por minuto.

 

Existem inúmeros fatores que nos podem levar a adquirir hábitos de respiração disfuncional: sejam eles o stress, consumo excessivo de estimulantes, desidratação, alimentação, doença, anatomia… Mas, um dos principais fatores que possibilita a continuidade de padrões de respiração disfuncional é a falta de conhecimento sobre a respiração e falta de hábito de prática respiratória.

É urgente percebermos a importância que a respiração têm para o equilíbrio do nosso bem-estar e saúde. Podemos respirar apenas o necessário para sobreviver, mas isso não é o suficiente para viver com qualidade. Cerca de 70‰ da nossa energia provém da respiração, por isso, se não respirarmos bem estamos a desperdiçar uma das nossas principais fontes de energia.

Maior parte das vezes, aquilo que necessitamos para viver melhor já está em nós, apenas precisamos de conhecer melhor as nossas ferramentas e fazer bom uso delas.

Por vezes, a nossa saúde e bem-estar encontram-se como um emaranhado de fios repletos de nós. Um desses nós é a respiração e ao desatarmos o nó da respiração abrimos caminho para a possibilidade de desatar os restantes nós.

 

Em alguns casos, o processo para melhorar a respiração pode ser mais desafiante e demorado por ser necessário alterar hábitos bastante enraizados e devido a questões de saúde.

 

Se necessitares de apoio nesta área, contacta para te ajudar com um acompanhamento através de sessões de Respiração Terapêutica (sessões on-line ou presenciais, em Esposende. Para crianças ou adultos) que te fornecem técnicas e conselhos úteis neste processo.